ACESSO À
INFORMAÇÃO
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

A história de Santa Rita do Araguaia remonta a 1850, quando o desbravador José Manoel Vilela, residente às margens do rio Claro (atualmente no município de Jataí), iniciou a expansão de suas terras até a região do Rio Araguaia. Desde 1836, ele já ocupava a área, e, em 1854, juntamente com Dona Leocádia Perpétua de Silvéria, doou 2.000 alqueires de terras da Fazenda Araguaia ao Patrimônio da Paróquia de Santa Rita dos Impossíveis. A doação foi registrada no Cartório de Notas de Torres do Rio Bonito, atual município de Caiapônia.

Após a doação, o remanescente da Fazenda Araguaia foi adquirido por Vigilato Rodrigues Luciano e Manoel Fernandes Pereira, que, por sua vez, doaram partes de suas terras a Zeca Ferreira. A Igreja, por sua vez, dividiu as terras e iniciou a colonização sob o regime de aforamento, quando José Manoel Salgueiro recebeu o título de fabriqueiro.

No entanto, um incêndio ocorrido no Cartório de Tabelionato destruiu documentos importantes, o que levou a renegociações sobre as terras. Em 5 de setembro de 1919, José Manoel Salgueiro e sua esposa, Dona Mara Júlia Carvalho Salgueiro, ratificaram a doação em um novo registro realizado no Cartório do Primeiro Ofício João Coutinho, na Cidade de Goiás Velho.

A partir de 4 de fevereiro de 1920, José Manoel Salgueiro já exercia o comércio de gêneros alimentícios e produtos industrializados na sede de sua fazenda. Nas proximidades desse comércio, surgiu o povoado que, com o tempo, foi elevado à categoria de vila. No entanto, após alguns anos, uma nova vila foi formada em uma área mais baixa, que, em 1911, foi elevada à categoria de Distrito de Mineiros. Esse evento resultou no esvaziamento da vila original, o que levou ao declínio do comércio do Salgueiro, conhecido como o Comércio de Cima.

Formação Administrativa

No contexto da divisão administrativa de 1911, Santa Rita do Araguaia aparece como distrito do município de Mineiros. Em 1936 e 1937, o distrito continuou pertencente ao município de Mineiros.

Com o Decreto-Lei Estadual n.º 8.305, de 31 de dezembro de 1943, o distrito passou a se chamar Ivapé. No entanto, ainda permanecia no município de Mineiros nas divisões territoriais de 1950.

Em 12 de outubro de 1953, o distrito de Ivapé foi elevado à categoria de município, com a denominação de Santa Rita do Araguaia, desmembrando-se de Mineiros. A instalação do município ocorreu em 1º de janeiro de 1954, com o distrito sede constituindo a nova cidade.

Em 1º de julho de 1960, o município já constava apenas com o distrito sede em suas divisões territoriais, o que perdura até as divisões mais recentes, incluindo a de 2017.

Fonte: IBGE

Santa Rita do Araguaia - GO

Fundação: 1953
Aniversário: 12 de outubro
Gentílico: santa-ritense
População: 5.924 habitantes
Área: 1.357,197 km²